Aniversáriantes

Banner

Secretária propõe reunião para tratar do fechamento do CISO e encontra resistência dos professores

PDFImprimirE-mail

A Secretária Municipal de Educação, Profa. Nilmecy Gonçalves promoveu na tarde desta quarta-feira, 09/01 no salão da USEMI, uma reunião para informar aos professores e demais funcionários que atuam no Colégio Estatual Sesquicentenário de Itabuna (CISO) o interesse do Prefeito Fernando Gomes em romper o convênio que o município possui com a referida instituição. Além dos professores, foram convidados a Secretária de Governo, Maria Alice, representantes do Poder Legislativo, o Conselho Municipal de Educação (CME), o Fórum Municipal de Educação, as dirigentes do CISO e do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron, bem como a representação do Sindicato do Magistério – SIMPI.

O governo alega que precisa otimizar os espaços públicos e reduzir despesas, para tanto, pretende encerrar o contrato que o município possui com o colégio CISO e realocar os alunos no IMEAM. Convidada para se pronunciar, a Presidente do CME, Profa. Rosemary Santiago informou que o conselho entende que é preciso reorganizar a rede como um todo. Além disso, informou que já existem recomendações do Conselho acerca de outras escolas municipais que não estão adequadas para funcionar, como o Educandário São Lourenço e a Escola Três Irmãos, localizada no Bairro Pedro Gerônimo.

A Presidente do SIMPI, Profa. Carminha, por sua vez, enfatizou que, caso ocorra o encerramento do convênio, o sindicato estará acompanhando todo este processo para garantir os direitos dos professores, evitando assim qualquer tipo de predileção no processo de remoção. Além disso, deixou claro que, embora essa medida de reorganização da rede seja de competência do Governo, os professores, pais e alunos podem se unir para reverter esta situação. “A formalização ou não de convênios é uma medida administrativa, mas a comunidade possui um papel importante neste processo”, declara a líder sindical.

Os professores do CISO demonstram insatisfação com a medida do governo e muitos alegam que o encerramento do convênio fará com que o município perca alunos para a rede estadual, que continuará funcionando, pelo menos, até o ano de 2019. Segundo a Secretária, haverá um encontro do Prefeito Fernando Gomes com a comunidade escolar na próxima segunda, 14/01 para que o prefeito ouça da representação dos pais qual a opinião deles acerca do assunto.

Fonte: Ascom SIMPI

Última atualização em Qua, 09 de Janeiro de 2019 18:40  

Visitantes Online

Nós temos 203 visitantes online

Contador de Visitas

4626756
TodasTodas4626756

Calendário