TV SIMPI

This page require Adobe Flash 9.0 (or higher) plug in.

Aniversáriantes

Banner
Sábado, 22 Setembro 2012 23:34

SIMPI

Escrito por 
Avalie este item
(1 Votar)


Histórico da Criação e Fundação do SIMPI

 

O Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna- SIMPI tem no ano de 2003, um marco de sua história.  Havia neste período um cenário de descaso com a verdadeira história das bandeiras de lutas e da política sindical dos professores do município de Itabuna. Este foi um ano marcado pela falta de cumprimento de políticas públicas do governo municipal que não concedia reajuste de salário à categoria; dificultava a discussão e elaboração de um Plano de Cargos, Carreira, Valorização e Salários com a participação da categoria e travava a tramitação da mensagem do Projeto de Lei no legislativo municipal. Aliado a todo este impasse, a categoria encontrava-se a conivência da antiga Associação dos Professores, atrelada a uma política partidária com o governo, não se preocupando com a organização da luta sindical em defesa dos profissionais do magistério. Diante desse cenário caótico, SURGIU um grupo de professores, DENOMINADOS “PROFESSORES INDEPENDENTES”, que articulou, mobilizou e organizou toda a categoria para lutar pela valorização do profissional da educação, bem como pela aprovação de um Plano de Carreira que fosse justo e democrático aos professores.

No ano de 2004, o cenário foi marcado pelo engajamento e organização coletiva dos professores de Itabuna em constituir de Direito uma Entidade Sindical municipalizada. Os professores de Itabuna estavam sendo representado por uma Associação que não constituía os mesmos poderes jurídicos de um sindicato. Sindicato uma palavra com raízes no latim e no grego. No latim, ”sindicus” denominado de o “procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação”; do grego,”syn-dicos” aquele que defende a justiça. O sindicato está sempre associado à noção de defesa com justiça de uma determinada coletividade. É uma associação estável e permanente de trabalhadores que se unem a partir da constatação de problemas e necessidades comuns. Foi através dessa perspectiva que os PROFESSORES INDEPENDENTES promoveram diversas ações para criação e fundação de um Sindicato para a categoria do magistério da Rede de Ensino Municipal, aqui listados: ATO DE DESFILIAÇÃO da antiga Associação de Professores; Visitas às escolas municipais; Promoção de encontros com a categoria para estudos das leis vigentes; Visitas à cidade de Vitória da Conquista para conhecer o sindicato municipal daquele município, o SIMMP; Arrecadação de fundos em favor da criação da entidade,: bingos, feijoadas, feiras de cacarecos e outras atividades; Contratação de assessoria jurídica; Convites enviados à categoria para realização de Assembleias de fundação; Ampla publicidade da Convocação de Assembleia de Fundação em jornais oficiais e no ambiente escolar.

Em 22 de outubro do mesmo ano foi realizada uma Assembleia Geral dos Professores para Fundação da Entidade Sindical, ocorrido no salão paroquial da Igreja Católica Santa Maria Goretti. Nesta Assembleia foi discutido e votado pela categoria o Estatuto do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna-Bahia, SIMPI-BA, elegendo, por aclamação da Assembleia, a sua primeira diretoria, tendo como Presidente a Profa. Maria do Carmo Souza Oliveira (Carminha), com sede provisória. A partir desta data o SIMPI-BA passou a ser a ÚNICA REPRESENTAÇÃO SINDICAL dos Professores da rede municipal de ensino, possuindo abrangência municipal e base territorial em Itabuna, constituindo os seus documentos no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca do mesmo município. Em seguida foi realizado o encaminhamento da documentação solicitando o reconhecimento oficial por meio do Registro Sindical ao Ministério do trabalho e Emprego, lotado em Brasília.

A coragem, consciência crítica e política dos professores que integram a Rede Municipal de Ensino de Itabuna marcaram a história desta Entidade Sindical vislumbrada numa caminhada de luta iniciada em 2003, 2004 2005... Mas só a partir do dia 07 de agosto de 2007, o SIMPI recebeu sinal verde, materializado em sua sonhada e desejada Carta Sindical, sob o registro sindical nº 46000.020.107/2004-15, concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego - Secretaria de Relações do Trabalho, publicado no Diário Oficial da União em 02.08.07, Seção I.pg.62. O SIMPI está certificado para fins de direito no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais – CNES.

Em 2008 os associados do SIMPI elegeram a sua 2ª Diretoria, sob a presidência da Profa. Normagnolândia Guimarães Sant’Ana. Com a marca de uma Entidade Sindical que não tem vínculo, nem caráter político-partidário, pautando suas ações em prol da melhoria da educação pública, visando ampliação das bandeiras de lutas que valorizem o magistério, assumindo uma postura ética de amparo dos professores. O SIMPI veio resgatar em cada professor a esperança e o desejo de ver de novo a sua categoria unida nos princípios da valorização humana, política e da vivência democrática.

O tempo do SIMPI está só começando. Para os professores que imaginavam que ter um sindicato municipal era um sonho impossível, dizemos que esse sonho tornou-se uma realidade em nossas vidas, SOMOS DONOS DA NOSSA PRÓPRIA LUTA! Estamos nos organizando e trabalhando em favor da consolidação e fortalecimento dos ideais da nossa Entidade Sindical. Reafirmamos que o cidadão trabalhador tem que fazer parte, tomar parte e ser parte de um sindicato legal, sem amarras ideológicas partidárias. Sob o lema: Acreditar e Agir, seguimos construindo a nossa identidade ao lado da nossa categoria.

VALORES:

As Ações do SIMPI serão desenvolvidas, essencialmente com base nos princípios da ética e da moral, fundamentado intensivamente sua pratica no respeito aos seguintes valores: Liberdade; Transparência; Comprometimento; Pluralidade de Ideias; Democratização; Igualdade; Justiça; Imparcialidade; Solidariedade e Responsabilidade social.

MISSÃO:

Resgatar no Magistério Municipal Público de Itabuna a esperança e o desejo de UNIÃO e ORGANIZAÇÃO da categoria com base nos princípios da ética, no respeito às diferenças, da liberdade de pensamento, da vivência democrática, do trabalho em prol da consolidação e do fortalecimento dos ideais da nossa entidade sindical.

VISÃO:

O SIMPI almeja reconhecer-se e ser reconhecido como entidade sindical de credibilidade que legitima, representa e defende os interesses coletivos dos profissionais do Magistério Municipal Público de Itabuna, lutando pela democratização da sociedade, pela inclusão social e por uma escola pública de qualidade.

 

Dizemos SIMPI à luta, afinal Sindicato somos todos nós!

 

 

Ler 88480 vezes Última modificação em Terça, 04 Dezembro 2012 17:22
Mais nesta categoria: « ACT Nossa Equipe »

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Visitantes Online

Nós temos 81 visitantes online

Contador de Visitas

838390
TodasTodas838390

Calendário